quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um baobá de sabedoria

Quem resiste até o fim do filme, quando está achando a história um saco, sem graça e que não vale sequer um segundo a mais do seu tempo? Eu, eu, eu fico. Sempre acho que pode virar. Que pode acontecer a grande sacação da obra, aos 45 minutos do segundo tempo. Foi assim comigo, ontem, no auditório do Crea-PE, onde recebi um prêmio de fotografia. A bem da verdade, uma menção honrosa pela foto acima. Assisti sentadinha a todo o protocolo da história. Quase três horas de cerimônia entre engenheiros e hinos. Homenagem ia, homenagem voltada. Eram réplicas e tréplicas de reconhecimentos. Já no finalzinho, sobe ao púlpito o "seu" Osvaldo Martins Furtado, engenheiro agrônomo. Só pelas 90 primaveras que ele tem já merece o respeito de muitos de nós. Me curvei à sua experiência (e esqueci o enfado do evento), quando ele começou a falar. Desde os anos 30 (o Greenpeace ainda engatinhava), ele se fez um dos mais importantes ambientalistas e pesquisadores do meio ambiente no Brasil. Sabe tudo sobre arborização urbana (uma lástima no Recife). "Seu" Osvaldo é um baobá de sabedoria. Moral da história: eu, um pé de mato ordinário e metido, terminei a sessão encantada. Valeu a pena demais o mico de sentar na frente e não saber cantar o hino de Pernambuco todinho.

Ps: guardei "seu" Osvaldo no meu caderninho de personagens. Já, já coloco outro texto sobre ele neste blog.

5 comentários:

Bel Z disse...

Eita poxa, que foto bonita da gota serena! Se o cabra se deixa levar, dá uma marejada nos olhos... E os teus, no instante do clique, foram felizes demais!
Onde vcs estavam? É aquela comunidade no pina?

Beijo grande! E, claro: meu parabéns! Muito merecido! Fiquei orgulhosa! :)

Ana Lúcia Martins Barbosa disse...

Ana, primeiro quero lhe parabenizar pelo prêmio e pela foto, claro. O reflexo dos contrates contraste obrigatoriamente nos leva a refletir sobre nossa cidade.
Depois para lhe dizer fiquei emocionada com sua sensibilidade em relação ao meu pai "seu" Osvaldo Martins. Realmente ele é um ambientalista. Mando o e-mail dele para que vc mesmo possa lhe apresentar ao seu Blog, que é muito interessante mesmo: omfsouza@hotmail.com.

lula eurico disse...

É uma das melhores fotos que já vi do Recife. Foi essa a do prêmio? Muito merecido e parabéns.
Precisamos de gente como vc e o seu Oswaldo, para nos fazer refletir sobre os destinos da nossa cidade e de todas as cidades ribeirinhas.

Um abraço fraterno.

Robson Fernando de Souza disse...

Ana, parabéns pelo prêmio e pela existência desse blog. Enfim encontrei um blog recifense (ou pelo menos pernambucano) engajado, nesse mar de blogs estritamente de poesia ou comentário político. Enfim encontrei uma blogueira engajada como eu!

A foto é bonita demais e muito pertinente por abranger tantos aspectos dessa triste cidade, sendo os mais importantes, ao meu ver, o contraste social extremo (palafitas e torres gêmeas) e a degradação ambiental.

Posso reproduzir essa foto no meu blog, o Consciência Efervescente?

bjos

Paula Brasileiro disse...

Olhaí um ensinamento! Ou, em outras palavras mais comuns, "a esperança é a última que morre!". Muito bom!