sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Contradições (parte I)


Essa cena flagrei a caminho do trabalho. O muro é da Escola Especial Ulisses Pernambucano, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Fiz as fotos, mas não esperei para ver se o homem da carroça deixava ou catava o lixo. Eu tinha o ponto para bater no jornal. De qualquer forma, um desrespeito cara-de-pau e violento. Mais parece um aterro sanitário. Um depósito a céu aberto.
Ps1: legislação para o lixo urbano é que não falta. A principal lei municipal do Recife é a 14.903/86, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos atos ofensivos à limpeza urbana e dá outras providências.
Ps2: A Escola Especial Ulisses Pernambucano atende jovens com alguma deficiência mental. O muro pintado pelos alunos é uma marca do lugar.
Ps3: Ulisses Pernambucano (1892 a 1943) foi o autor da primeira monografia brasileira sobre deficiência mental. A tese tem um título, digamos, curioso: Classificação das crianças anormais: a parada do desenvolvimento intelectual e sua formas; a instabilidade e a astenia mental. Foi publicada em 1918.

Um comentário:

Patricia Melo disse...

Se depender de mim esse teu "contradições" vai ter "parte X" ou mais. A rua dos navegantes, um dos IPTU's mais caros da cidade, é um lixão a céu aberto!!!! Os catadores de lixo cantam o terror aqui na área. Rasgam os sacos, recolhem o que interessa a eles e espalham o resto do lixo pela calçada. Um horror!!!!