segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tumor raro, mas com chance de cura

O tumor germinoma, diagnosticado na pernambucana Ana Flávia, é considerado raro pela medicina. Mas, tem índice de cura de 90% dos casos. Quando chegou ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), em São Paulo, a menina já sabia que o tratamento desse tipo de tumor passa necessariamente por quimioterapia e radioterapia. "A Aninha é muito consciente, muito linda e querida. Ela pergunta as coisas, participa de tudo e a família é muito envolvente", declara a oncopediatra Nasjla Saba, responsável pelo serviço de neuroncologia do GRAACC.

Quando saiu de Pernambuco para São Paulo, Ana Flávia já tinha o tumor. Segundo a oncopediatra, a menina estaria com o germinona há cinco anos. "A mãe me dizia que ela tinha o problema de fazer muito xixi há mais ou menos esse tempo. E isso era porque ela já apresentava um quadro de diabetes insipidus, porque o tumor atingiu justamente o centro hormonal do cérebro. E o problema visual foi porque o tumor também afetou o centro da visão", explica Nasjla Saba. "O germinoma não aparece com frequência. Corresponde a 2% dos tumores do sistema nervoso central que acometem as crianças. Principalmente as que estão em idade perto dos 12 anos. Mas, tem índice de cura de 80%, 90%", afirma. O germinoma é um tumor de células germinativas. Células que deveriam ir para os ovários ou textículos durante a formação do feto, mas que migram para outros lugares.

Os sinais e sintomas do germinoma são, segundo a especialista, dor de cabeça, vômito, hipertensão, perda visual e neuroendocrinopatias, como diabetes insipidus e hipotiroidismo, que atrasam o crescimento e alteram a puberdade. "A família deve prestar atenção e investigar. Nunca deve achar que é normal, principalmente se os sinais são persistentes. O pediatra é o primeiro especialista a ser consultado", alerta a oncopediatra.

14 comentários:

fernanda gomes de lima lutz disse...

meu filho esta com dezoito anos e faz tratamento de um germinoma da pneal a seis meses,graças a DEUS esta respondendo muito bem ao tratamento,ele é muito abençoado por DEUS ,quer dizer nos somos...

Anônimo disse...

Meu filho de 24 anos está no início da segunda etapa de rádioterapia. O tumor está diminuindo e ele é muito forte e corajoso. A família está unida e com fé na equipe médica e em Deus todo poderoso. Temos certeza q venceremos esta batalha e a vida dele seguirá seu rumo com muita luz e com o Menino Jesus de Praga.

Anônimo disse...

Gostaria de mais noticias sobre a Ana Flavia e também sobre os filhos da Fernanda Gomes de Lima e do anonimo, estou com o mesmo problema na família e gostaria de obter mais informações sobre como estão respondendo ao tratamento.

Estrelinha disse...

Boa tarde, como se encontra a Ana Flávia? Tenho uma situação semelhante na família. Estou desesperada! Obrigada...forte abraço para todas.

Anônimo disse...

OI,MEU IRMÃO HOJE TEM 38 ANOS,AOS 13 TEVE GERMINOMA CEREBRAL,INACREDITAVELMENTE DESCOBERTO SEMANAS DEPOIS DO DIAGNOSTICO DE LINFOMA NÃO HODGKIN DO MEU OUTRO IRMÃO QUE TINHA 11 ANOS,FEZ RADIOTERAPIA NA ÉPOCA NÃO FEZ QUIMIO (NÃO SEI PQ)E HOJE ELE ESTÁ BEM,LINDO E SEM SEQUELAS.AH! E O QUE TEVE LINFOMA TAMBÉM,ESTÁ BEM E SEM SEQUELAS.

Anônimo disse...

Meu irmão tem dezoito anos, está tratando um tumor cerebral g erminoma a nove meses, ele era mais ou menos do tamanho de laranja, depois de seis ciclos de quimioterapia fez radioterapia, o tumor diminuiu mais ainda ficou um pedacinho, porém agora foi descoberto mais dois tumores pequenos, ele irá iniciar mais uma etapa de q uimioterapias mais agora mais pesada. Estamos confiantes que ele irá vencer. Mais gostaria de saber se alguém teve essa mesma experiência que a gente está tendo ???

Fernanda gomes de lima lutz disse...

olá anônimo,tudo bem? meu filho foi diagnosticado aos dezessete anos com germinôma na pneal com metástase, no total de 3 tumores no cérebro, além de hidrocefalia...foram um ano e três meses de muita luta e sofrimento,ele fez 6 ciclos de quimioterapia muito fortes e 28 sessões de radioterapia os quais o debilitava bastante...hoje 19/01/2017, estamos a pouco mais de vinte dias para finalizar os cinco anos de sobrevida e ele esta muito bem, graças a Deus...acabou de se formar em agronômia e leva uma vida saudável...

Andreza disse...

Oi. Qual tratamento ele fez? E ele colocou válvula. ??

Anônimo disse...

OLÁ ANDREZA,SIM ELE COLOCOU VÁLVULA...COMO JA ESTAVA COM METÁSTASE JA INICIOU COM UMA QUIMIO FORTE PRA NAO PERDER TEMPO,COMO EU DISSE NO COMENTÁRIO ANTERIOR,HOJE MEU FILHO ESTA COM 24 ANOS,SEGUE UMA VIDA NORMAL,REPETE OS EXAMES UMA VEZ POR ANO,TOMA OS MEDICAMENTOS TODOS OS DIAS,FICOU COM ALGUMAS SEQUELAS HORMONAIS (PREDSIN,DDAVP,PURAN,CALCIO...)DEVIDO AO TRATAMENTO,ENFREQUECEU OS OSSOS(OSTEOPOROSE)...O QUE NÃO ATRAPALHA O DIA A DIA DELE EM NADA...A BASE QUE NOS DA FORÇA É A FÉ EM DEUS!!!! ME DESCULPE A DEMORA. SE ALGUEM QUISER TROCAR EXPERIENCIAS A RESPEITO DO TRATAMENTO,MEU FACE FERNANDA G. DE LIMA/ CIDADE RIO VERDE GOIAS...

Esperança disse...

Oi Andreza, perdoe pelo tempo...
Só agora vi sua pergunta, sim ele colocou válvula, o tratamento foi após cirurgia pra biópsia, quimioterapia e radioterapia, seis anos se passaram e ele está ótimo, graças a Deus!!!!

Esperança disse...

Olá, meu filho teve 1 germinoma na pneal,1 no nervo óptico e outro sistema nervoso...hoje seis anos depois está ótimo, graças a Deus a olhar parece que nunca teve nada disso.

Unknown disse...

Olá meus amados irmãos. Meu nome é Luan Gabriel e tive esse tumor de germinoma de pineal em 2009, com 18 anos (Hoje tenho 27 anos). Não conseguiram fazer a biopsia, mas por um liquido retirado da minha coluna, descobriram o tipo do tumor. Tive sintomas, antes de descobrir o tumor, de dor de cabeça e visão dupla. Após a descoberta tive por conta de medicamentos, hepatite medicamentosa fulminante, onde fiquei 07 dias na UTI. E também a hidrocefalia, onde me foi colocada uma válvula. Não pude fazer quimioterapia (devido o fígado debilitado) nem cirurgia, mas graças a Deus somente a radioterapia destruiu o tumor. O fígado hoje, graças a Deus está restaurado. Únicas pequenas sequelas que ficaram foi o estrabismo, que convivo tranquilamente com ele, e a reposição hormonal que tenho de fazer devido deficiências no cortizol, na tireoide e da testosterona. Também teria que repor o hormônio do crescimento, mas a médica teve medo do tumor crescer, pois se tivesse um vestígio do tumor isso poderia acontecer. Também tenho perda de massa óssea, onde para combater aumentei a quantidade de leite que bebo por dia, e tenho feito natação e a musculação, também faço RPG, devido a cifose que tenho. Sou muito grato a Deus por tudo que enfrentei, pois, por meio disso, pude conhecê-Lo, a enfermidade me aproximou do Senhor, por isso, não tenha medo diante da tribulação, tudo que Deus permite é para o nosso bem, é para a nossa santidade! Se alguém quiser acompanhar o meu testemunho, vejam um vídeo que coloquei no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LHgIeWRs3b8

Márcia Rocha disse...

Alguém tem notícias da Ana Flávia?

Franklin disse...

Passei pelo mesmo problema. Tenho 36 anos, fiz a biópsia onde fui diagnosticado com o Germinoma na pineal, fiz 30 sessões de radioterapia e estou me recuperando bem, só a minha visão que ainda está dupla, mas com fé em Deus vai voltar ao normal. Deus abençoe a todos.