terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A poesia do coronel Leandro

Reproduzo aqui alguns dos emails que troquei com o diretor da Funase (antiga Fundac) do município do Cabo, o coronel Severino Leandro. No último domingo, ele e a equipe comemoraram um ano e sete meses sem rebelião na unidade prisional, que tem 366 internos, quando a capacidade é para 132.

On Mon, 12 Jan 2009 12:29:33 +0300, Leandro wrote
Olá, Ana Braga, é com muita satisfação que recebo seu e-mail. É bem possível desenvolver um tema nesse sentido, pois o escritor Dráuzio Varella, em seu livro Estação Carandiru, fala que o ser humano ao perder a liberdade aflora o sentimento de infantilidade. Ao ser privado de liberdade a auto-estima vai a zero e a família . na maioria das vezes, passa a ser o único reduto e a mãe normalmente torna-se lembrada como pessoa mais importante em sua vida. Na minha Unidade eu valorizo sempre, sempre a figura maternal e tenho obtido resultados satisfatórios. Tenho uma citação de minha autoria : "É porque Deus não quis discriminar as mulheres, mas as lágrimas de sofrimento de uma mãe deveriam ser vermelhas. " Quando estamos em apuros é como se o mundo-útero viesse à tona e a mãe passa a se qualificar como o elemento primordial numa possível recuperação do sser. Um grande abraço. Cel Leandro.

From: Ana Braga (DP)
To: Leandro
Subject: RE: de Ana Braga; Diario de Pernambuco
Date: Mon, 12 Jan 2009 12:05:33 -0300
Cel Leandro, mais uma vez tenho a certeza de que conheci um homem decente e sensível ao humano e suas consequências (sem tremas para seguir a nova regra ortográfica, né?). Voltarei a procurá-lo e a assessoria de imprensa, para produzir essa pauta.

Date: Tue, 13 Jan 2009 03:10:27 +0300
From: Leandro
To: Ana Braga(DP)
Subject: RE: de Ana Braga; Diario de Pernambuco
Olá, Ana Braga. Sempre ao seu inteiro dispor para levar à sociedade notícia de que é possível mudar pessoas. Antônio Carlos - escritor mineiro -, em um de seus livros A Pedagogia da Presença deixa bem claro que é preciso ter a linguagem e se aproximar do sentimento de quem perdeu a liberdade para obter resultados. Nesse último domingo tive a satisfação de comemorar um ano e sete meses sem rebelião na minha Unidade. Devo isso à equipe que faz um trabalho com dedicação e longe do emprego da violência. Costumo dizer que a violência é o argumento dos que não tem razão. Um grande abraço, Cel Leandro.

Ps: deixo aqui um link da matéria Quando Respirar é a Única Liberdade, feita na Funase do Cabo. Foi uma experiência, no mínimo, sufocante. http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/11/18/urbana6_0.asp

3 comentários:

Eriberto Henrique disse...

OLÁ NOBRE CMT,ME CHAMO ERIBERTO HENRIQUE SOU UM JOVEM POETA,EX MILITAR, FUI POLÍCIA DO EXERCITO POR 4 ANOS ONDE EXERCI A FUNÇÃO DE CARCEREIRO, FUI INDICADO A MISSÃO DE PAZ DO HAITI EM 2006,MISSÃO QUE PASSEI 6 MESES,TENHO 08 LIVROS DE POESIAS ESCRITOS,FUI E SOU PROFESSOR VOLUNTÁRIO DE DESENHO EM QUADRINHOS DE JOVENS ADOLESCENTES, FIZ PARTE DE UM JORNAL COMUNITÁRIO NO BAIRRO, TIVE UM FAZINE PUBLICADO PELA PREFEITURA DO RECIFE, ATUALMENTE TRABALHO COMO AGENTE DE PORTARIA DA TV JORNAL E GOSTARIA MUITO DE TER A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR NA FUNASE,FIZ INSCRIÇÃO NO CONTRATO ANTIGO MAIS INFELIZMENTE NAO FUI SELECIONADO,IRREI FAZER NOVAMENTE,E GOSTARIA MUITO DE RECERBER SEU APOIO. AGRADEÇO DESDE JÁ E PEÇO DESCULPAS PELO INCOMODO. SIM ME DIGA ONDE POSSO ADIQUIRI O SEU LIVRO ATENCIOSAMENTE, ERIBERTO HENRIQUE!

Eriberto Henrique disse...

meu telefone pra contato é 87812571- estou escrevendo também umlivro que conta minhas experiencias como militar e como foi a missão no Haiti.

espero contato;
email- eribertopoetanegro@hotmail.com;

Eriberto Henrique disse...

desculpe ana pessei que estava no blog do coronel,se possivel faça que meus comentários chege a ele!