quarta-feira, 11 de março de 2009

A casinha de adaptação

Levei um soco num dia desses. Eu saía da Funase (antiga Fundac) do Cabo, a 47 quilômetros do Recife, quando ouvi alguém dizer: "ei, tia, chega aqui". De longe eu só via mãos. A voz vinha de uma casinha rústica nos fundos da unidade sócioeducativa. Era gradeada e a porta tinha no máximo 50 centímetros de largura. Cheguei perto curiosa, deixando para trás a minha pauta, que era reparar na relação das mães e companheiras no processo de ressocialização de adolescentes e jovens. "Eita, ela é emo! A senhora deve gostar de NX Zero e Fresno, né?". Foi assim que começou a minha conversa com Raquele e Karla. Na verdade, dois jovens. Dois meninos. Um de 17 e outro de 18 anos. Assim que me expliquei a eles, falando que não era uma "emo", fui descobrindo parte da história deles. Estavam na Funase porque haviam brigado com um cliente que não pagou um programa. Ambos faziam ponto na calçada de um hotel de Boa Viagem. Estavam na casinha ou na cela isolada porque precisavam de "adaptação". Adaptação, naquele lugar, significa tirar o esmalte das unhas (como aparece na foto), pelar as cabeças, usar shorts e camisas de times de futebol, falar grosso e andar "feito homem". Imaginar a confusão na cabeça desses dois já foi pesado para mim. Existem cerca de outros 300 reeducandos na Funase do Cabo. A maioria segue à risca uma lei, digamos, própria: não frequentar o pátio sem camisa. Pensar no que aconteceria com aqueles dois, quando fora da casinha de adaptação, me deu uma agonia danada. Saí da Funase sem coragem de checar o que aconteceu depois da conversa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eita...nem eu quero saber o fim dessa história. Virar homem com H, por meio da obrigação do uso de shorts e camiseta?!
Que técnica/orientação é essa?
Como se o mascaramento da sexualidade fosse resolver a orientação sexual dos meninos.
Ser o que a mente e o corpo querem é difícil,quando se é, somos obrigados a não ser. Trancafiados,algemados feito bicho indomável,não resolverá.
Aprisionar desejos é dano à alma.

Anônimo disse...

Óia, ab, sonhei com esses dois rapazes, que eu fiquei meio impressionada ontem qd li teu blog.
E eu perguntava a eles:
- Oxe, mas como é isso? Como é isso de casinha, de emo, de Funase? Vocês são quem? Eu sou quem mesmo também? Vixe, me confundi toda agora..
E eu ouvi:
- Eita, danou-se, moça! Vá vivendo, vá.. A tua casinha é isso tudinho que vc pode ver. Vá vivendo, se agonie não, que vc vai acabar se adaptando mais dia menos dia...