quarta-feira, 4 de março de 2009

Saiu do mangue, virou gabiru


O flagrante foi feito por Patricia Melo, na Rua dos Navegantes, em Boa Viagem. É uma das principais vias do bairro de IPTU altíssimo. Talvez um dos poucos lugares que ainda guardam uma certa poesia nas pedras portuguesas de algumas calçadas e nas amendoeiras. O homem agachado nas fotos, à beira da vala, tentava desentupir o esgoto. Puxava os restos com as mãos, debaixo da chuva. Descia junto com a água a dignidade do cidadão. Deixo que os poetas Manuel Bandeira e Chico Science falem por mim.
Vi ontem um bicho,
na imundície do pátio
catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
não examinava nem cheirava: engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
não era um gato, não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira, 1940)
Vi um aratu pra lá e pra cá
Vi um caranguejo andando pro sul
Saiu do mangue, virou gabiru
Oh Josué, eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem mais urubu ameaça.
(Da lama ao caos, Chico Science, 1996)
Estou enfiado na lama
É um bairro sujo
Onde os urubus têm casas
E eu não tenho asas
Mas estou aqui em minha casa
Onde os urubus têm asas
Vou pintando, segurando as paredes do mangue do meu quintal
Manguetown
Andando por entre os becos
Andando em coletivos
Ninguém foge ao cheiro sujo
Da lama da Manguetown
Andando por entre becos
Andando em coletivos
Ninguém foge à vida suja dos dias da Manguetown.
(Manguetown, Chico Science e Lúcio Maia, 1996)

5 comentários:

Plante Arvores disse...

oi Ana, não conhecia esse do Manuel Bandeira. Problema antigo, né?
.
Faltou essa: "Miséria é miséria em qualquer canto (Paulo Miklos / Sergio Britto / Arnaldo Antunes)".

:/

Anônimo disse...

Fiquei com medo desse lixo ser meu também.

Anônimo disse...

"Andando por entre os becos
Andando em coletivos
Ninguém foge ao cheiro sujo
Da lama da Manguetown
Andando por entre becos
Andando em coletivos
Ninguém foge à vida suja dos dias da Manguetown"
uma realidade não só pernambucana,mas brasileira.

Laurita disse...

Tu nasceu para ser "escrivinhadeira" mesmo, viu??? Rsss. Falo sério...a parte q vc mescla os sentidos da imagem com os fragmentos de poesia e música, ficou o BICHO!!! O "bicho" mesmo...pena ser sobre o LIXO "Homem". Parabéns!!!!

lula eurico disse...

Muito bom, denúncia com excelente qualidade no que escreve!
Abraço fraterno.